sexta-feira, 16 de maio de 2014

CEMSP | INTERNATIONAL CONFERENCE | PROGRAMME




FRIDAY, 20 JUNE 2014
SESSION I
Chair: Paulo Ferreira de Castro
10h00 | Keynote Conference 1 Manuel Carlos de Brito
Gluck, Jommelli and the echoes of operatic reform in Portugal.
10h45 | Keynote Conference 2 Paologiovanni Maione
«Es la unica diversion que S. A. tiene»: melodrammi e notizie musicali da Napoli per la corte portoghese.

SESSION II
NICCOLÒ JOMMELLI I
Chair: Angela Romagnoli
  12h 00 |  Francesca Mechelli-Buttini
La Merope di Niccolò Jommelli (Venezia, 1741-1742).
12h30 | Sarah Bushey
Memory, Musical Recall, and the Reintegration of Horrifying Elements in Jommelli and Verazi’s Fetonte

SESSION III
NICCOLÒ JOMMELLI II
Chair: Francesco Cotticelli
14h30 | Pedro Castro
A influência de Jommelli na composição de música dramática para a corte lisboeta
15h00 | Alberto Sismondini e Iskrena Yordanova
“Silvio, Silvio, che fai?” L’Endimione di Niccolò Jommelli a Queluz (1780), verso una ipertestualità metastasiana.
15h30 | Rodrigo Teodoro de Paula
A recepção  do  Requiem de Nicoló  Jomelli  (1714-1774)  em Portugal:  estudos  dos  manuscritos  presentes  em  acervos portugueses
16h00 |   Carmela Bongiovanni:
I ‘quartetti’ strumentali di Niccolò Jommelli

SESSION IV
FREE PAPERS
Chair: Cristina Fernandes
  17h00 |  Edite Rocha
Improvisação, interpretação e composição numa perspectiva melódica
17h30 | Vasco Negreiros
Tomando como exemplo o Teseo (1783) de Jerónimo Francisco de Lima, observação de como a escrita instrumental transporta estados psicológicos


19h00 | CONCERT
Triosonatas and Arias by Jommelli, Gluck and Avondano
 DIVINO SOSPIRO and Eduarda Melo, soprano


SATURDAY, 21 JUNE 2014
SESSION V
Chair: Manuel Carlos de Brito
10h00 | Keynote Conference 3: Angela Romagnoli
La stagione viennese di Niccolò Jommelli
10h45 | Keynote Conference 4: Iskrena Yordanova
Pedro António Avondano (1714-1782): dados recentes sobre a sua vida e a circulação da sua obra no contexto europeu

SESSION VI
PEDRO ANTÓNIO AVONDANO
Chair: David Cranmer
11h45 | Carla Minelli
Spartiti di vita, testimonianze documentali sulla vita e l’opera di Pedro António Avondano (1714-1782) nell’archivio della Chiesa di Loreto a Lisbona
12h15 | José Camões
Pedro António Avondano: a composição de uma Estrela
12h45 | Jorge Matta
Il mondo della luna” de Goldoni, um libreto cobiçado

SESSION VII
CIRCULATION OF MUSICAL REPERTOIRES I
Chair: Paologiovanni Maione
15h00 | Ilaria Grippaudo e Filippo Milazzo
Manoscritti del Settecento napoletano nel fondo musicale della Cattedrale di Piazza Armerina
15h30 |Maria Rosa de Luca

Gluck o Cluch? o strano caso del“Pimmalione” al teatro del Principe di Biscari di Catania (1791)
16h00 | Cristina Fernandes:
A biblioteca de D. Maria Bárbara de Bragança e a circulação de repertórios musicais na Europa setecentista
16h30 | Elisa Lessa e Antónia Fialho Conde:
A prática musical nos conventos femininos na segunda metade do século XVIII: obras de compositores portugueses e italianos nos conventos de S. Bento de Cástris (Évora) e Avé Maria (Porto)


SESSION VIII
CIRCULATION OF MUSICAL REPERTOIRES II (Instruments)
Chair: Iskrena Yordanova
17h30 | Teresa Chirico:
In viaggio col salterio, nel Settecento, tra Portogallo e Italia
18h00 | Francisco José Fernández-Vicedo:
Presence and circulation of European repertoires and musicians in Spain by the end of the 18th century and beginning of the 19th century: music for clarinet

Sem comentários:

Enviar um comentário