FRIDAY, 20 JUNE 2014
SESSION
I
Chair:
Paulo Ferreira de Castro
10h00 | Keynote Conference 1 Manuel Carlos de
Brito
Gluck, Jommelli and the echoes of operatic reform in
Portugal.
10h45 | Keynote Conference 2 Paologiovanni
Maione
«Es la unica diversion que S. A. tiene»: melodrammi
e notizie musicali da Napoli per la corte portoghese.
SESSION II
NICCOLÒ
JOMMELLI I
Chair:
Angela Romagnoli
12h
00 | Francesca Mechelli-Buttini
La Merope di Niccolò Jommelli (Venezia, 1741-1742).
Memory, Musical Recall, and
the Reintegration of Horrifying Elements in Jommelli and Verazi’s Fetonte
SESSION
III
NICCOLÒ
JOMMELLI II
Chair:
Francesco Cotticelli
14h30 | Pedro Castro
A influência de Jommelli na composição de
música dramática para a corte lisboeta
15h00 | Alberto Sismondini e
Iskrena Yordanova
“Silvio, Silvio, che fai?” L’Endimione di Niccolò Jommelli a Queluz (1780), verso
una ipertestualità metastasiana.
15h30 | Rodrigo Teodoro de Paula
A recepção do
Requiem de Nicoló Jomelli (1714-1774)
em Portugal: estudos dos
manuscritos presentes em
acervos portugueses
16h00 | Carmela Bongiovanni:
I ‘quartetti’ strumentali di
Niccolò Jommelli
SESSION IV
FREE
PAPERS
Chair:
Cristina Fernandes
Improvisação, interpretação e composição numa
perspectiva melódica
17h30 | Vasco
Negreiros
Tomando como exemplo o Teseo (1783)
de Jerónimo Francisco de Lima, observação de como a escrita instrumental
transporta estados psicológicos
19h00 | CONCERT
Triosonatas and Arias
by Jommelli, Gluck and Avondano
DIVINO SOSPIRO and Eduarda Melo, soprano
SATURDAY, 21 JUNE 2014
SESSION
V
Chair:
Manuel Carlos de Brito
10h00 | Keynote Conference 3: Angela Romagnoli
La
stagione viennese di Niccolò Jommelli
10h45 | Keynote
Conference 4: Iskrena Yordanova
Pedro António Avondano (1714-1782): dados recentes sobre a sua vida e a
circulação da sua obra no contexto europeu
SESSION VI
PEDRO
ANTÓNIO AVONDANO
Chair:
David Cranmer
11h45 | Carla Minelli
Spartiti di vita,
testimonianze documentali sulla vita e l’opera di Pedro António Avondano
(1714-1782) nell’archivio della Chiesa di Loreto a Lisbona
12h15 | José Camões
Pedro António Avondano: a composição de uma Estrela
12h45 | Jorge Matta
“Il mondo della luna” de Goldoni, um
libreto cobiçado
SESSION
VII
CIRCULATION
OF MUSICAL REPERTOIRES I
Chair:
Paologiovanni Maione
15h00 | Ilaria Grippaudo e
Filippo Milazzo
Manoscritti del Settecento
napoletano nel fondo musicale della Cattedrale di Piazza Armerina
15h30 |Maria Rosa de Luca
Gluck o Cluch? o strano caso del“Pimmalione” al teatro del Principe di Biscari di Catania (1791)
Gluck o Cluch? o strano caso del“Pimmalione” al teatro del Principe di Biscari di Catania (1791)
16h00 | Cristina Fernandes:
A biblioteca de D. Maria Bárbara de Bragança e a
circulação de repertórios musicais na Europa setecentista
16h30 | Elisa Lessa e Antónia Fialho Conde:
A prática musical nos conventos femininos na
segunda metade do século XVIII: obras de compositores portugueses e italianos
nos conventos de S. Bento de Cástris (Évora) e Avé Maria (Porto)
SESSION VIII
CIRCULATION
OF MUSICAL REPERTOIRES II (Instruments)
Chair:
Iskrena Yordanova
17h30 | Teresa Chirico:
In viaggio col salterio, nel
Settecento, tra Portogallo e Italia
18h00 | Francisco José Fernández-Vicedo:
Presence and circulation of
European repertoires and musicians in Spain by the end of the 18th century and
beginning of the 19th century: music for clarinet
Sem comentários:
Enviar um comentário